Ada
Olá!
Oi, eu sou a Ada! Comigo você vai aprender um pouco de Pensamento Computacional!
Eu adoro aprender coisas novas e descobrir o mundo ao meu redor. Adoro brincar de quebra-cabeças, desenhar e ler histórias, mas também sou muito curiosa e sempre quero saber mais sobre tudo.
Tenho uma paixão especial pela ciência e pela tecnologia. Adoro inventar coisas e descobrir como as coisas funcionam. Gosto de observar os animais, as plantas e tudo o que há na natureza, e aprender como eles vivem e interagem com o ambiente.
Além disso, sou muito dedicada aos estudos. Adoro ir à escola, onde posso aprender coisas novas todos os dias e me divertir com meus amigos. Sou muito curiosa e sempre faço muitas perguntas para meus professores, pois quero entender melhor tudo o que eles estão ensinando.
Quando crescer, quero ser cientista e inventar coisas que possam ajudar as pessoas e o planeta. Quero descobrir novas curas para doenças, criar tecnologias que tornem o mundo um lugar melhor e mais justo, e ajudar a preservar a natureza para as gerações futuras.
Também adoro conhecer coisas novas e aprender com meu avô Lino! Ele é muito sábio e sempre me conta histórias incríveis. Ele também me ensina muitas coisas úteis e divertidas. Já me ensinou a plantar uma horta, a cozinhar algumas receitas deliciosas e até a tocar um pouco de violão! Sempre que eu tenho alguma dúvida ou curiosidade, corro para perguntar para o avô Lino, pois sei que ele vai saber a resposta.
Eu sou muito sortuda por ter um avô tão especial como o Lino. Ele me inspira a ser uma pessoa curiosa, aventureira e sempre pronta para aprender coisas novas.
Venha comigo nessa jornada aprender também!
SOBRE AS AUTORAS
COMO ASSIM VÔ?
A ideia para a criação de “Como assim, vô?” nasceu em 2021 durante pesquisas no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Enquanto refletíamos sobre os desafios de se pensar a introdução ao Pensamento Computacional nos anos iniciais, também refletíamos sobre a importância da afetividade e da interação nesse processo. Nós, pesquisadoras das Ciências Humanas bem sabemos como é difícil distanciar o olhar do pesquisador do objeto observado, principalmente por sermos compostas por memórias afetivas que se relacionam às nossas tarefas de docência e pesquisa. Ao resgatar algumas dessas memórias surgiu a inspiração de utilizá-las como base na autoria do nosso primeiro livro infantil.
Em nossa infância, todos nós tivemos contato com histórias que acabaram por influenciar a visão que hoje temos do mundo e das coisas. Histórias continuam sendo necessárias. Principalmente hoje, em um contexto no qual assistimos as tecnologias avançarem a um ritmo assustador e antes inimaginável. Principalmente agora precisamos de Histórias! Histórias capazes de sensibilizar e ensinar com afeto e, se possível (e, por que não?), também capazes de estimular o aprendizado do Pensamento Computacional por meio da ludicidade e da interação. A essência da aprendizagem da criança parte da brincadeira!
E é brincando com Ada, Vovô Lino e Inês que as crianças podem desenvolver o Pensamento Computacional por meio deste livro. É importante dizer que este livro não se propõe a ensinar nenhuma linguagem de programação em particular, mas, sim apresenta propostas para o desenvolvimento de fundamentos do Pensamento Computacional.
Cada capítulo narra uma parte da história no mundo de Ada. Neles, as crianças aprenderão a dividir um problema gigante em problemas menores, identificar padrões, abstrair informações que não são úteis além de traçar planos e estratégias para resolver os probleminhas.
Este livro foi feito para alunos, professores e famílias aproveitarem juntos! Vocês podem escolher terminar a história de uma única vez, ou ler cada capítulo em momentos distintos. Cada capítulo de narrativa possui relação a uma sequência de atividades lúdicas e interativas contidas no livro de atividades que se encontra na segunda parte deste livro. Auxiliem as crianças a fazerem as atividades com calma e sem medo de errar (as vezes uns errinhos aqui e lá fazem parte do aprendizado de cada pilar apresentado nessa proposta! Os erros fazem parte do desenvolvimento do Pensamento Computacional e não devem ser temidos!).
Os “Poeminhas da Ada” possuem informações extras para professores e famílias sobre os conceitos trabalhados a cada capítulo.